Prevenção na prática

Prevenção do uso de cigarro

Atividade: Reflexão sobre o cigarro e suas consequências

Características da Escola:Pública, Ensino Fundamental, Periferia de São Paulo, SP.

Série dos alunos:7º ano, EF.

Número de alunos atingidos:diretamente 116 (3 salas) e indiretamente toda a escola (cerca de 1.200 alunos).

Duração:7 5 horas aula.

Realização:Professora de Ciências e Coordenadora Pedagógica.


Descrição:

1ª aula:Foi feita uma “Roda de Conversa” em cada sala, para discutir o que os alunos pensam sobre o uso de cigarros, quais seus conhecimentos sobre esta droga, quais as suas dúvidas e se têm alguma experiência de uso.


2ª aula:Os alunos foram divididos em grupos de 6 a 8 pessoas e foram distribuídos textos diferentes para cada grupo com informações e relatos de experiências sobre o uso de tabaco e suas consequências. Após a leitura e discussão, cada grupo apresentou para a sala um resumo do material lido e suas observações e comentários.


3ª aula: A classe foi dividida em grupos de quatro alunos. Em cada quarteto, um aluno (escolhido por eles) deveria tentar convencer um colega a fumar. Este deveria usar todos os argumentos possíveis para recusar. Os outros dois observaram. No momento seguinte, num círculo de toda a classe, os observadores contaram o que se passou no grupinho, relatando os argumentos usados para convencer alguém a fumar e os argumentos contrários que se pode usar para recusar (especificaram quem conseguiu convencer o outro). Ao final a professora, juntamente com a coordenadora, fizeram uma análise dos prós e contras do uso de cigarro e como os adolescentes podem se instrumentalizar para saber como não iniciar o uso de tabaco.


4ª aula: A classe foi dividida em grupos e cada um deles, com o auxilio de recortes de revistas, jornais e textos, elaborou um cartaz sobre o assunto para uma exposição na escola.


5ª aula: montada a exposição, os alunos percorreram as demais classes da escola, nos três turnos (manhã, tarde e noite) para contar sua experiência de estudo e comportamento sobre o uso do cigarro e convidar todos para lerem os cartazes e refletirem sobre o assunto.


Avaliação e resultados:Os alunos participaram com muito interesse das atividades e se sentiram protagonistas do trabalho, ao relatarem para as demais salas. Muitos afirmaram que estão pensando com mais cuidado diante da possibilidade de aceitar a oferta desta ou de outra droga. Há necessidade de reforços na reflexão ao longo das séries, para a manutenção das informações e do comportamento.


Se você tem uma experiência de prevenção exitosa, mande para nosso email: nosso@email.com que ela poderá ser divulgada nosso Portal. Não se esqueça de colocar os dados de identificação e um email de contato.

Seminários

Encontre um seminário mais próximo de você e participe!

Ver seminários