Informações sobre Drogas

LSD-25

Outros nomes: ácido, ácido lisérgico.

Nomes populares: doce, selo, ponto, quadrado, microponto, passaporte, bike.

Sobre a substância – O LSD-25, ou seja, a dietilamida do ácido lisérgico é uma substância sintética, produzida em laboratório. Ela foi descoberta acidentalmente pelo cientista suíço Hoffman, que ingeriu uma pequena quantidade da droga. A partir disso, iniciaram-se experiências terapêuticas com o LSD-25. Ela foi utilizada para o tratamento de doenças mentais, mas hoje em dia sabe-se que ela não tem utilidade médica. Sua aparência mais comum é de pequenos quadrados de papel embebidos na substância, chamados de ‘blotters’.

Usos – foi uma droga muito usada pela cultura psicodélica dos anos 1960. A “viagem” do LSD é influenciada pelo estado de espírito da pessoa que usa e pelo ambiente. Para seu uso ser prazeroso exige um contexto seguro e conhecido pelo usuário.

Formas de uso – Engolindo o blotter ou colocando sob a língua.

Efeitos – O LSD provoca alucinações visuais e sonoras e também alucinações que misturam os sentidos e podem causar muito prazer ou pânico (‘bad trip’= viagem ruim). Ela é talvez a substância mais ativa que age no cérebro. Pequenas doses já produzem grandes alterações. O uso crônico não é comum e, portanto, dificilmente gera dependência.

Duração do efeito – O efeito começa em cerca de 30 minutos e pode durar de 3 a 12 horas, dependendo da dose usada.

Perigos para a saúde
- Pode causar reações de pânico muitas vezes graves que podem durar vários dias e necessitam cuidados médicos.
- Flashbacks – algumas pessoas que fazem uso do LSD sentem as mesmas reações após alguns dias e, às vezes após anos, mesmo sem o uso da droga.
- A viagem ruim (bad trip) pode desencadear comportamentos psicóticos ou tentativas de suicídio.

Redução de danos
- Não deve ser usado em situações inseguras ou em ambientes hostis para evitar ‘viagens ruins’.
- Usar em companhia de alguém sóbrio e que seja de confiança.

Seminários

Encontre um seminário mais próximo de você e participe!

Ver seminários