Informações sobre Drogas

Anabolizantes – Esteróides Anabolizantes

Nomes comerciais: Winstrol®, Androxon®, Durateston®, Deca-Durabolin®. Existem dezenas de outros produtos ilegais vendidos em academias e farmácias.

Sobre a substância – Os anabolizantes são um substituto sintético da testosterona, que é o hormônio masculino fabricado pelos testículos. Favorecem o crescimento da musculatura e aumento das características sexuais masculinas (em homens e mulheres). Têm uso clínico como medicamento para aqueles que têm falta ou deixaram de produzir testosterona.

Usos – Atletas começaram a usar essas drogas com o objetivo de aumentar os músculos e melhorar o desempenho. Algumas pessoas buscaram a droga para ficar com melhor aparência física. Esse uso não é médico, mas simplesmente estético, é ilegal e acarreta problemas à saúde.

Formas de uso – Comprimidos ou injeções.

Efeitos – O uso de esteroides anabolizantes produz mudanças de comportamento e de humor e, por isso, estas substâncias são, muitas vezes, classificadas como psicotrópicas. Em altas doses estas substâncias:
- Aumentam a irritabilidade e agressividade e os usuários podem cometer atos violentos como luta física e roubo ou utilizar a força para obter alguma coisa.
- Podem causar outros comportamentos como: euforia, aumento da energia, alteração de humor, distração, esquecimento e confusão.
- Podem causar dependência, embora não haja estudos que o comprovem porque não se têm dados suficientes sobre a frequência, duração do uso e dosagens. Ao parar o consumo, os usuários sentem depressão psicológica, fadiga, inquietude, insônia, perda do apetite, diminuição da libido, fissura de usar a droga, dores de cabeça, insatisfação com imagem corporal e, raramente, ideação suicida.

Perigos para a saúde
- Aumento da pressão sanguínea, icterícia, tremores, acne, tumores no fígado, retenção de líquidos, diminuição de HDL (‘colesterol bom’), e dores nas juntas.
- Mudanças de comportamento – euforia e agressividade.
- Para o homem: diminuição da produção e da qualidade de espermatozoides, testículos diminuem de tamanho, impotência, infertilidade, aumento da próstata, dificuldade ou dor para urinar, desenvolvimento de mamas, calvície, maior chance de cânceres do rim e fígado e ataque cardíaco.
- Para a mulher: voz grossa, crescimento de pelos no rosto, alterações no ciclo menstrual, aumento do clitóris, diminuição de seios.
- Para o adolescente: os ossos param de crescer, puberdade acelerada, crescimento menor.

Redução de danos
- Ficar atento para estado confusional / esquecimentos.
- Não compartilhar agulhas e seringas.
- Procurar conhecer a substância que vai usar, verificar fornecedor.
- Não usar substâncias fabricadas para uso veterinário.

Seminários

Encontre um seminário mais próximo de você e participe!

Ver seminários